Qual a chance de cura do meu “tipo” de câncer de mama?

Qual a chance de cura do meu “tipo” de câncer de mama?

Essa é uma das perguntas que mais recebo.

Acho que mais popular que ela, só mesmo o nosso bom e velho TAMOXIFENO.

O mais interessante é que, assim como surgem sempre novos tratamentos, temos uma atualização na classificação a seguir.

Classificação

Luminais A

Apresentam RE+, RP+, Her2 negativo e Ki67<14%

Luminais B

RE+ e/ou RP+, Her negativo e Ki67>14%

Her2 positivos

Tumores que apresentam Her2+

Triplos Negativos

RE-, RP- e Her2-

Her2 low

Baixa expressão de Her2. Ou seja, o Her2 tem 1+ ou 2+

A importância do “Her2 low” foi definida pelo artigo DESTINY-BREAST 04, que também definiu o papel de uma nova droga chamada Trastuzumab Deruxtecan, que é indicada para pacientes com tumores inoperáveis ou avançados que já passaram por 1-2 linhas de quimioterapia.

Por isso, em geral, essa avaliação é feita em tumores avançados.

“Mas Dra., isso é muito complicado.

Onde vejo isso?

É mais simples do que parece!

Quando a biópsia da mama é feita, o primeiro exame que recebemos se chama laudo histopatológico. Nele, vemos qual o tipo histológico do tumor: carcinoma ductal in situ, ductal infiltrante, lobular infiltrante etc.

Depois, recebemos um segundo laudo (também feito a partir da biópsia), que se chama laudo imunohistoquímico.

Lá estão essas informações! Aliás, esses exames são os documentos que comprovam a existência da doença! Devem ser guardados para SEMPRE!

O que querem dizer estas siglas?

Essa pergunta é importante!

RE = Receptor de estrogênio

RP = Receptor de progesterona

Quando positivos nos dizem se o tumor tem receptores que se ligam ao estrogênio e a progesterona para crescer. De uma forma MUITO simplificada, nos diz se o tumor em questão “se alimenta” desses hormônios para crescer.

HER2

HER2 é uma proteína na parte externa das células mamárias que promove o seu crescimento. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de

HER2 são denominadas HER2+.

Ki67

Trata-se de uma substância liberada durante a divisão das células do Câncer. Portanto, os tumores que se dividem mais têm ki-67 mais elevado.

Mas a pergunta é se o tipo de câncer é curável. Sim, porque TODOS os tipos de Câncer São curáveis caso sejam diagnosticados precocemente.

Mas meu tipo de câncer é mais agressivo?

Gosto sempre de fazer uma comparação para vocês entenderem: imagina que chego até vocês e fala o que quero vender meu carro usado, dizendo que ele é um carro da marca X.

Com essa única informação, vocês conseguem saber em quais condições está esse carro? Mesmo que seja uma marca boa, vocês vão me perguntar de qual ano ele é, quantos quilômetros rodados ele tem, quantos donos ele teve se já teve alguma batida e, por último, vão querer vê-lo, estou correta?

É assim como o câncer de mama. Saber que se trata de um tumor triplo negativo, por exemplo, não nos diz tudo que precisamos saber para falar sobre cura.

Precisamos saber o tamanho do tumor, grau, avaliação da axila, idade da paciente, saber se está na menopausa, história familiar, examinar a paciente etc.

Por isso sempre digo que o câncer de mama não é uma doença. São várias! E cada pessoa é única. Nunca teremos todos esses itens citados iguais entre duas pacientes. Por isso, nunca comparem seu diagnóstico e tratamento com o de outra pessoa.

Um comentário sobre “Qual a chance de cura do meu “tipo” de câncer de mama?

Os comentários estão fechados.