Dor na mama é normal?

Dor é a queixa mamária mais frequente relatada pelas mulheres, e ela pode ser dividida em cíclica, acíclica ou dor extra mamária.

As cíclicas
Estão relacionadas ao período menstrual e são mais fáceis de se caracterizar.

Já as acíclicas
Podem ter diversas causas, desde a gravidez e infecções da mama, até cistos, tumores benignos e câncer.

Muitas vezes as dores podem ser de causas indefinidas e também causadas por medicamentos usados para tratar diversas doenças não relacionadas às mamas.

Temos também dores relacionadas a dores musculares no tórax ou traumas nessa área. Doenças como fibromialgia, costocondrite e herpes também podem ser responsáveis por dores na mama.

Apesar de existirem tantas causas possíveis, é extremamente comum as pacientes pensarem que sua dor pode ser câncer. Mas a boa notícia é que os resultados mostram que apenas 2-7% das pacientes com câncer apresentam dor como primeiro sintoma.

Para pacientes que já tiveram câncer:

A incidência de dor relacionada com procedimentos cirúrgicos previstos na mama é alta.

As causas de dor nessas circunstâncias são variadas (e podem permanecer por anos!), incluindo sequela na intervenção da área operada, regeneração dos nervos lesionados, radioterapia, compressão por próteses, etc.

Enfim,
o objetivo de descrever tantas e tantas causas é trazer tranquilidade a todas (e todos) que sentem dor na região mamária. O câncer não é fator mais preponderante causador. Entretanto, devemos sempre estar atentos.

Se a dor é persistente, devemos SEMPRE procurar nosso médico!

Frases do meu dia a dia:

“Já posso pintar o cabelo?”

“Prometo que na próxima consulta vou ter perdido esses quilos.”

“Mas exercício é tão chato…”🥴

“Ah…não mandei mensagem porque não gosto de incomodar…” 🙄

“Já posso fazer botox / preenchimento?”

“Ihhhh…pra namorar tá ruim…”(tem post aqui sobre s3xo🌶, pessoal!)

“Peguei o exame e nem quis ver…morro de medo.”

“Tô sentindo umas fisgadas na mama 🗡”

“A mama repuxa”

“É normal a mama doer assim? Já tem tanto tempo!”

“Quando o peito dói a gente logo pensa besteira.”

Assim caminhamos…

Esclarecendo, acolhendo e desmistificando.